Instituto Diocesano de Formação João Paulo II

Educar para  o mérito 

Mensagem da Direção

Educar para o mérito

A nossa aposta continua a estar direcionada para a criação de uma escola de mérito, o que nos leva a orientar a nossa prática pedagógica para o sucesso dos nossos alunos.

Durante o ano transato fizemos um sério investimento na renovação do corpo docente, procurando que o mesmo fosse melhor habilitado e com mais experiência de lecionação. Julgamos ter conseguido, deste modo, responder melhor às exigências do currículo português e obter resultados mais satisfatórios ao nível das aprendizagens adquiridas pelos alunos.

Neste ano letivo (2014-2015), procuraremos enriquecer o currículo com atividades complementares de apoio aos alunos e de reforço das suas capacidades.

Todo o nosso investimento pessoal e profissional, e os nossos recursos humanos e materiais, estão a ser orientados para os objetivos máximos da aprendizagem e do conhecimento, sem esquecer a parte cívica. Este investimento implica uma atitude proativa da parte da comunidade educativa na mobilização de compromissos fortes e duráveis para um objetivo comum - o sucesso dos nossos alunos.

Continuaremos a criar estratégias e instrumentos pedagógicos que permitam melhorar seus resultados globais, traduzindo-se estes numa maior percentagem de níveis positivos nas avaliações internas e externas. Vamos apostar em áreas muito específicas:

  • O domínio de várias línguas;
  • O gosto pela descoberta e pela ciência;
  • O domínio das novas tecnologias;
  • A criatividade, inteligência, polivalência, liderança, capacidade empreendedora, vontade de aprender e de alargar horizontes, persistência e perseverança.

O nosso plano de ação continuará a ser construído segundo propósitos claros. É importante concretizar ou materializar as apostas na melhoria geral das nossas práticas educativas.

Sendo a escola um espaço de aprendizagem, onde a construção do saber se quer dinâmica e interativa e onde se espera que ação pedagógica contribua para promover mudanças positivas nos nossos educandos, aferiremos constantemente se as nossas metas estão a ser atingidas com sucesso e se os nossos objetivos estão a ser alcançados. É fundamental percebermos se o processo de ensino-aprendizagem é adequado aos nossos educandos; avaliar se as competências, as capacidades e habilidades estão a ser eficazmente adquiridas; repensar as estratégias para que possam colmatar as lacunas existentes para dar melhor resposta às exigências, sempre crescentes, dos nossos alunos.

Continuaremos a dar uma atenção muito especial ao nosso património e para o ano letivo 2014-15 o nosso foco será “As Roças - o passado, o presente e o futuro”.